Uma pesquisa ilustrada
Projeto mapeia ilustradores para construir catálogo digital de artistas
Maria Gabriela
O projeto de pesquisa “Mapeamento Ilustrado” está buscando ilustradores profissionais e amadores para documentar e dar visibilidade a esta arte única. O objetivo do projeto é conhecer os traços e identificar aspectos da cultura visual dos artistas da região tocantina, contribuindo para o debate sobre a produção da imagem na atualidade.
Os ilustradores estão sendo convidados na primeira etapa da pesquisa a preencher um formulário identificando seus estilos e trabalhos com ilustração para compor o catálogo digital do mapeamento. “A partir desse banco de informações sobre os artistas, a pesquisa vai promover eventos de trocas de saberes e de produção de narrativas visuais com ilustração”, explica a coordenadora do projeto, Yara Medeiros, professora do curso de Jornalismo da UFMA e líder do grupo de pesquisa Love - Laboratório de Comunicação Visual e Edição Criativa.
Ilustração produzida para o projeto por Maria Eduarda Santos.
Com a produção do projeto, pretende-se identificar as estratégias de comunicação, métodos criativos, temáticas e estilos dos ilustradores. Outra intenção é a de despertar um diálogo sobre as abordagens de análise de imagens e de seu uso promovendo tanto a pesquisa quanto a discussão teórica com os estudantes e artistas. Para a professora, há questões latentes sobre as imagens geradas por inteligência artificial, direito autoral e comércio virtual de obras. Percebe-se um crescimento do jornalismo em quadrinhos e do uso da ilustração em reportagens. “O mundo está muito complexo, às vezes é preciso mesmo desenhar. Nossa pesquisa busca contribuir com a melhoria do cenário criativo e crítico sobre a imagem”.
A coordenadora da pesquisa também pede que a população da região contribua com o mapeamento divulgando a pesquisa para artistas visuais profissionais ou amadores. “Se você conhece um ilustrador, divulgue nossa campanha, convide-o a nos mostrar o seu trabalho. O catálogo digital e nossos debates buscam contribuir com o fortalecimento da área e dar visibilidade aos artistas”, convida a professora.
A pesquisa pretende mapear ilustradores das 22 cidades da Região Tocantina (Davinópolis, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Buritirana, Ribamar Fiquene, Senador La Rocque, João Lisboa, Montes Altos, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Porto Franco, São Francisco do Brejão, Amarante do Maranhão, Sítio Novo, Carolina, Itinga do Maranhão, Açailândia, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Lajeado Novo, São João do Paraíso e Estreito).
O projeto é coordenado pela professora doutora Yara Medeiros e fazem parte da equipe, como pesquisadoras da iniciação científica, Maria Gabriela e Maria Eduarda Santos, com o apoio das integrantes do Love: Maira Soares, Vicent Garros, Natalia Catherine, Wanessa Carvalho e Yasmin Silva.
Clique aqui para acessar o formulário e fazer parte deste mapa de artes visuais!
コメント