Cinco filmes maranhenses
- Yara Medeiros
- 17 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2022
Para conhecer a diversidade cinematográfica regional
Carolina Nascimento
E não é que o Maranhão está na moda? As riquezas naturais e culturais do estado caíram no gosto do povo. Podemos destacar a beleza dos Lençóis Maranhenses, o delicioso açaí (ou juçara) e as peculiaridades das expressões populares, que viralizaram. Todas essas características são muito bem representadas e reinventadas na arte cinematográfica regional. E pensando em estimular o consumo de filmes maranhenses, listamos cinco obras audiovisuais produzidas bem aqui.

1. Muleque Té Doido - O Filme (2014) Quem gosta de comédia, precisa assistir “Muleque Té Doido!”. Considerada a franquia de maior sucesso do Maranhão, o filme de Erlanes Duarte conta a história de quatro amigos que desejam alcançar o sucesso por meio de sua banda. Ao encontrarem, acidentalmente, um mapa que os leva até um tesouro escondido na ilha de São Luís, eles acreditam ter achado o segredo para a fama. No entanto, o que Erlanes, Guida, Nikima e Sorriso não sabem é que os habitantes da capital maranhense dependem deles para não serem destruídos por uma criatura mitológica. Com linguagem regional e cenas hilárias, os quatro amigos vão enfrentar as mais loucas situações pela cidade, até um final surpreendente. A comédia, que também foi exibida em outros estados do Nordeste, teve três sequências, todas disponíveis no YouTube de forma gratuita.
Direção: Erlanes Duarte
Elenco: Erlanes Duarte, Junior André, Nikima Krakelê, Marcos Santos
Duração: 2h03min.
Gênero: Comédia
Classificação: 12 anos

2. Curupira - O Demônio da Floresta (2021)
Apontado como a primeira produção cinematográfica de terror do Maranhão, o filme foi baseado em uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro, o Curupira, conhecido por algumas etnias indígenas como o demônio da floresta. Também dirigido por Erlanes Duarte, o longa conta a história de seis jovens que saem para mais um passeio de fim de semana, mas acabam presos em uma floresta e perseguidos por uma criatura mitológica. Bato, Marcos, Diana, Kauã, Carol e Jéssica precisam desesperadamente fugir daquele pesadelo, e apenas um velho caçador poderá ajudá-los. O filme está disponível de forma paga no YouTube.
Direção: Erlanes Duarte
Elenco: Flávia Barroso, Al Danuzio, Ruan do Vale, Rosanna Mualem, Luna Gandra, André Bakka.
Duração: 1h 22min.
Gênero: Terror
Classificação: 14 anos

3. Bené (2022)
Filmado em Imperatriz, o longa-metragem dirigido por Luaran Lins chegou como uma das grandes apostas para o cinema regional. Baseado em uma história real, o filme trata de problemas relacionados ao submundo do crime, drogas, fome, dentre outras questões sociais. Com mais de 200 pessoas envolvidas no projeto, o longa estreou em fevereiro de 2022. Os produtores informam que a versão em streaming deve sair em dezembro.
Direção: Luaran Lins
Elenco: Daniel Freman, Raquel Freman, Wendel Lucas Lô, Felipe Motta, Nemuel Kesley, Felipe Mota, Daiani Rocha.
Duração: 90min.
Gênero: Drama
Classificação: Não informado

4. O Exercício do Caos (2013)
Gravado em uma região rural do Maranhão, o filme trata da história de um pai rígido e suas três filhas adolescentes, que moram em uma fazenda de mandioca no interior do estado. A família compartilha a ausência da mãe, supostamente desaparecida, e lida com as regras rigorosas de um estranho capataz. Ele explora a inocência das meninas, que vivem divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, o caos e a fé. Frederico Machado consegue nos entregar, no primeiro longa da trilogia dantesca, composta também por “O Signo das Tetas” (2016) e “Órbitas da Água” (2020), uma obra com poucos diálogos e carregada de sensibilidade. Quem tiver interesse em assistir, pode achar o filme disponível de forma gratuita no YouTube.
Direção: Frederico Machado
Elenco: Auro Juricê, Di Ramalho, Elza Gonçalves, Isabella Sousa, Thalyta Sousa, Thayná Sousa.
Duração: 1h10min.
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos

5. As Órbitas da Água (2020)
A nossa quinta indicação é o último filme da trilogia de Frederico Machado. Escolhido como uma das 10 melhores produções internacionais de 2020 pelo crítico italiano Leonardo Persia, da revista Rapporto Confidenzialle, o longa mostra um casal de forasteiros que chegam a uma vila de pescadores do litoral maranhense onde nada parecia acontecer. Os dois acabam transformando a vida do lugarejo, trazendo dor, força e loucura para a rotina isolada daqueles moradores. Lançado em alguns festivais de forma gratuita, o filme será liberado, sem previsão, nas plataformas de streaming.
Direção: Frederico Machado
Elenco: Antônio Saboia, Rejane Arruda, Auro Juriciê, Flávia Bittencourt, Tácito Borralho, Thalisson Costa
Duração: 71 min.
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Comments