SIMCOM discute cena cultural e independente
Evento de comunicação acontece nos dias 11, 12 e 13 de dezembro
Por Sebastião Rocha
O Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) está de volta em 2024 com sua 18ª edição. O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, na unidade Centro do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, e terá como tema central: “Cultural e Independente”. A programação do 18° Simcom contará com palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos científicos em Grupos de Trabalho (GTs) e de produtos midiáticos na ExpoSIMCOM.
A programação será divulgada no início de novembro, no perfil @simposiocomunicacao.
O 18º SIMCOM é realizado pelo Jornalismo da UFMA desde 2007, ano em que o curso foi implantado em Imperatriz, e conta com a participação de professores, estudantes, técnicos e grupos de pesquisa, que somam forças para que o simpósio aconteça todo ano, de forma ininterrupta. Considerado o maior evento de comunicação da região Tocantina, abrangendo os estados do Pará, Maranhão e Tocantins, nas últimas edições o SIMCOM atingiu o porte nacional.
A cada edição, a ideia é abordar uma temática relevante para o cenário da comunicação e estimular a produção de pesquisas científicas e de produtos laboratoriais que promovam a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e os profissionais da área.
Neste ano, o tema escolhido é “Cultural e Independente” e busca fomentar o debate sobre a cobertura jornalística, a documentação e a edição de pautas culturais nos espaços autônomos de produção. Com o avanço das tecnologias digitais e das inúmeras possibilidades que o cenário midiático apresenta, o jornalismo cultural tem sido desenvolvido, em muitos casos, de forma independente por profissionais e coletivos de comunicação, apresentando perspectivas de inovação para a área.
O professor do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz e integrante da comissão organizadora do 18ª SIMCOM, Alexandre Maciel, está com perspectivas positivas para o evento. “Nosso grande objetivo é justamente trazer convidados que possam compartilhar as suas experiências no jornalismo independente. E, ao mesmo tempo, um jornalismo cultural pensado não só em termos de grandes eventos, mas também em aspectos às vezes pouco observados, como as manifestações populares de uma região", explica.
O Brasil é um país multicultural, gerador de inúmeras expressões artísticas inovadoras e inspiradoras. No Maranhão e em Imperatriz, de forma específica, podemos encontrar importantes manifestações da cultura popular e urbana. No entanto, no estado como um todo, a cobertura jornalística sobre este cenário ainda é incipiente e precisa de estímulo para que seja criado um mercado mais consolidado para a comunicação e a cultura. “O principal objetivo do evento deste ano é debater como é possível realizar coberturas jornalísticas mais diversas e plurais no universo da cultura”, ressalta o professor Alexandre Maciel.
O SIMCOM de 2024 vai marcar o aniversário de 18 anos do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz. Ao longo destes 17 anos, o simpósio tem abordado temáticas que estimulam os estudantes a investirem na produção de pesquisas e se aperfeiçoarem na atuação profissional. Nas edições anteriores, já foram temas: Jornalismo e Memória (2008); Jornalismo, política e seus (des)caminhos (2015); Gênero, raça e classe (2019); Jornalismo e Cultura Digital na era da desinformação (2021); e Comunicação e Moda (2023).
Comments