top of page

Somos campeões do Expocom Regional

Zine Sibita é o melhor site universitário do Nordeste em competição


“Quando chegou a minha vez, uma onda de adrenalina disparou em meu corpo e um único pensamento pairava: hoje estamos dando um passo comprido, como as pernas do Sibita, independente do resultado”, pensou Maria Gabriela, aluna-líder, antes de defender o site do Zine Sibita no Encontro Regional da Intercom e de ganhar o prêmio de melhor site na Expocom Nordeste 2023, em Campina Grande, na Paraíba.


A Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação é uma mostra competitiva nacional da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A etapa regional ocorreu em junho. O prêmio é um reconhecimento aos trabalhos laboratoriais produzidos por alunos de graduação.


Maria Gabriela representou todos os envolvidos no projeto, o Love - Laboratório de Comunicação Visual e Edição Criativa e as turmas que produziram o conteúdo. Ela conta que apresentou no primeiro dia, mas foi a última na categoria website. “Confesso que o nervosismo vinha principalmente do fato de estar ali sem conhecer ninguém e por ter assistido a tantos trabalhos bons. Um friozinho na barriga é inevitável, mas só de ter estado ali entre os cinco selecionados já era uma vitória (e das grandes).”


As 36 horas de viagem do percurso de ônibus de Imperatriz até Campina Grande (PB) valeram a pena. “Foi uma honra representar um projeto tão bonito e criativo. É um sentimento de dever cumprido. Subi no palco para receber o prêmio com um misto de emoções: nervosismo, felicidade e orgulho”, lembra Gabriela.


A professora Yara Medeiros acredita que a diversidade das pautas e o cuidado editorial com o texto e o design são pontos fortes do site. “Nossos conteúdos abrangem todas a artes e tudo isso é trabalhado em uma edição sempre em busca de deixar a informação completa e atraente”.


Editor dos textos do site, o professor Alexandre Maciel destaca que o Sibita auxilia na construção de memórias das expressões artísticas da região, buscando afirmar-se, também, como um espaço jornalístico e didático de constante consulta. "Os perfis, reportagens, crônicas e entrevistas produzidos pelos estudantes e publicados no site são documentos inestimáveis de uma produção cultural que está aí, viva e plural", afirma.


O curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz também conquistou outros dois prêmios: melhor empresa júnior de Jornalismo, com a ImprensaTriz e melhor jornal-laboratório, com duas edições do jornal Arrocha. Teve muita comemoração dos alunos que viajaram de ônibus até a Campina Grande para participar do congresso.


Para a etapa nacional, a equipe do Zine Sibita produziu um vídeo sobre o site protagonizado e roteirizado pela estudante Maria Gabriela em parceria com Natalia Catherine e Junior Rodrigues.


Assista no nosso Youtube:


Ilustração do Sibita de Natalia Catherine



Comments


bottom of page