Terceira edição do Zine Sibita voou no XVI SIMCOM
Produção envolveu quatro disciplinas do curso de Jornalismo
Tayná Duarte, estagiária do Zine Sibita
Voltado para a cobertura de assuntos culturais do Maranhão, em especial de Imperatriz e região, o Zine Sibita em versão multimídia chegou a sua terceira edição com as produções dos estudantes de Jornalismo. Dezenove novos conteúdos foram publicados e lançados dia 25 de novembro de 2022, no XVI Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (Simcom). O evento do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz ficou dois anos sem ter edições presenciais e voltou com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e mostra de produtos.
Dentre dos destaques que já são conhecidos, como reportagens, perfis, entrevistas e crônicas, uma nova seção passou a integrar e ampliar a revista digital: o texto de opinião com resenhas. Nessa edição, há discussões sobre uma minissérie e um filme.
Para que o público tenha em mãos informações sobre a cultura da cidade, o processo de produção, apuração e edição foi um trabalho conjunto entre alunos de diferentes semestres. “Envolveu quatro disciplinas do curso de Jornalismo. Edição Jornalística, porque o pessoal tem dado esse olhar de editores para os pacotes de reportagens que passamos a eles. Tem também a disciplina de Jornalismo Cultural, a principal produtora de conteúdos, além da disciplina de Produção de Texto I e Técnicas de Entrevista e Reportagem”, detalha a professora e coordenadora do Zine Sibita e do Laboratório de Comunicação Visual e Edição Criativa (Love), Yara Medeiros.
Para a professora Deivanira Vasconcelos, responsável por incentivar os alunos da disciplina de Produção de Texto I a elaborar as crônicas que foram publicadas na terceira edição do Zine Sibita, essa foi uma forma de levar outras pessoas a lerem as produções feitas em sala. “Comentei com os alunos que se aparecesse uma oportunidade, indicaria alguns textos e foi o que fiz quando a professora Yara comentou sobre o suplemento literário do Sibita. Ela gostou do texto, tanto que saem dois nessa edição e outro ficou para a próxima. Eu fico feliz em contribuir com o jornal e em divulgar os bons textos das alunas”.
O processo criativo é uma marca da produção do Zine Sibita. A graduanda do segundo período do curso e integrante do Love, Maria Eduarda da Silva Santos, fez ilustrações para as crônicas publicadas na 3ª edição. Ela, que trabalha com ilustrações desde 2019, conta que pôde contribuir com o projeto do Zine ao mesmo tempo em que divulga sua arte. “Estou feliz em poder participar do grupo e colaborar com minhas habilidades nos projetos, especialmente porque as oportunidades para os artistas e ilustradores são bem escassas no país, ainda mais aqui, na nossa cidade”.
Decoração
Planejar, criar, transformar e realizar uma festa acolhedora e cheia de boas memórias. Essas já são marcas dos eventos realizados para o “Zine Passarinho”. O lançamento da 3ª edição não foi diferente. Com a mesma decoração que marcou o lançamento do primeiro Sibita, o evento teve como novidade o “Sibitão”, a versão maior do Sibita. Desenhado em um papelão, já faz parte da história do Zine e continuará presente nos próximos eventos, como conta a professora Yara.
Recortes do próprio zine foram usados para confeccionar o Sibitão. (foto: Yara Medeiros)
“Esse formato do Sibita fez parte da decoração desde do lançamento número zero do fanzine impresso. Ele estava presente como a principal decoração do nosso espaço, e ele é uma marca do projeto. Ele é um bichinho muito simpático, nosso mascote. Então o pessoal do Love fez novamente essa produção manual para que a gente sempre tenha o “Sibitão” para ser utilizado nas nossas atividades”.
O graduando do quarto período de jornalismo e integrante do LOVE, Pedro Ítalo da Silva Faria, que já tinha apreço por colagens, ajudou a confeccionar o Sibitão. “Foi muito prazeroso e de muito aprendizado. Tenho certeza que acrescentou muito em mim na questão de trabalho em equipe”.
Comments