top of page

Para além do tablado junino

  • 13 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jun. de 2022

Processo de produção das festas juninas necessita de pesquisa e criatividade


Laurenice Alcantara

Giulliane Barbosa


É difícil contestar: a festa junina é uma das mais agitadas e gostosas épocas do ano. E no meio de muito forró, comidas típicas e brincadeiras, as quadrilhas juninas estilizadas ganham destaque, encantando os olhos com espetáculos elaborados.

Por trás dos figurinos estonteantes, das coreografias e cenários grandiosos, existe um trabalho criativo que poucas pessoas conhecem ou imaginam ao prestigiar as apresentações nos tablados.

Para nos ajudar a revelar esse universo, contamos com a ajuda do produtor cultural Gustavo André Martins, que atua no movimento junino há mais de dez anos. Ele carrega em sua bagagem a produção de grandes espetáculos em quadrilhas estilizadas, como a Explosão Junina, de Palmeiras (TO), Raízes da Juventude, de Estreito (MA) e Malacabados, de Araguaína (TO).

De acordo com Gustavo, o primeiro passo ao pensar em produzir um espetáculo junino é definir a temática que será abordada. Nesse processo, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada, observando como a história vai ser desenvolvida nos 30 minutos de apresentação, se ela está respeitando a cultura junina e se irá agradar ao público e aos jurados. “Quadrilha não é só chegar lá e dançar, tem todo um trabalho de pesquisa e cultural por trás do espetáculo”, afirma.

Com a temática definida, começa a etapa mais “chata”, segundo o produtor: a escolha do repertório musical. Nessa fase, a equipe de coreografia se junta com a de produção para definir as músicas e começar a pensar nos passos de dança. “A escolha depende muito da história que a gente vai contar, com quem vai estar dançando dentro do espetáculo, os personagens, e com as abordagens que a gente quer fazer”, explica Gustavo Martins.

A confecção do figurino e do cenário também são elementos essenciais. Gustavo lembra que é a partir deles que o público consegue visualizar e compreender a história. Sendo assim, ambos precisam trazer marcas e símbolos que recordem o tema. Tudo para dar forma ao espetáculo de uma quadrilha estilizada.


(fotos: divulgação)

Comments


Commenting has been turned off.

2022 - Zine Sibita. Revista Cultural dos Estudantes de Jornalismo - UFMA - Imperatriz.

bottom of page