top of page

“Que as pessoas sintam paz ao ouvir as minhas canções”

Cantor gospel de Açailândia, Erik Sousa, alcança projeção nacional


Laís Gomes

Após fortalecer a carreira regional, cantor Erik Sousa leva sua mensagem para o Brasil. (foto: Franci Assunção)


A vitória da 6ª edição do Festival Eagle, realizado em Curitiba-PR, em parceria com a gravadora Sony Music Gospel, uma das maiores na América Latina, em 7 de novembro de 2020, marcou uma guinada na carreira do cantor gospel, ou cristão, Erik Sousa, que vive em Açailândia (MA). O evento acontece em diferentes cidades do território nacional e tem como objetivo promover novos talentos, tendo como jurados especialistas da música gospel do Brasil.


O cantor e compositor ficou em 1º lugar, disputando com 69 artistas e garantiu a gravação e distribuição digital pela gravadora, além da assessoria artística da Eagle Produções. Resultado desse novo momento, os singles Não me deixarás e Fala comigo, de 2021, além de Espero em ti e o mais recente, Uma nova história, lançados em 2022, já somam mais de 90 mil audições no Spotify.



As três últimas canções também viraram clipes de sucesso, que superam 120 mil visualizações no YouTube. “Eu aprendi a confiar e a descansar no Senhor, vivo dia após dia vendo os milagres d’Ele na minha vida. A Central da Voz, os projetos, as agendas… tudo tem a ver com Cristo agindo em minha vida, se sou quem eu sou hoje, é por causa de Jesus”, acredita Erik Sousa


Formação


Erikleyton Alves Sousa começou a cantar cedo, com dois anos se destacava das demais crianças por causa do talento. Nascido em Formosa (GO) e criado no interior do Maranhão, ele é filho de pastores e membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Cresceu participando de grupos musicais como corais e ministérios de louvor, sempre envolvido com expressões artísticas aliadas ao evangelismo, como a música e o teatro.


Mas apenas cantar não era o suficiente. Como amante da literatura, nunca escondeu sua paixão pela escrita. Como consequência, passou a compor suas próprias canções. Ele procura musicalizar as suas vivências e transparecer nas letras suas convicções e traços de fé. Em Uma nova história, composta em parceria com Ari Júnior, Erik Sousa afirma: “Mesmo quando as tuas dores/te fizerem pensar/que não há uma saída/que não dá pra suportar/Ele te estende a mão/e responde o seu clamor, sua oração”.

"Quero transmitir uma mensagem de fé e esperança através das minhas canções". (foto: Franci Assunção)


Desde a adolescência Erik Sousa procurou aperfeiçoar a voz em cursos de canto livre, expressão vocal, interpretação e nas aulas de fonoaudiologia e técnica vocal. Mas afirma que a busca pela profissionalização sempre foi sua maior dificuldade. “Existe uma grande falta de oportunidade para evolução e aperfeiçoamento musical na nossa região, tive que buscar por cursos fora daqui. Nossa região tem uma carência enorme na área de produção musical, o que acaba tornando os projetos mais caros também”, analisa.


Persistência e vitórias


Aos 15 anos, começou a participar de concursos e festivais musicais em Imperatriz (MA), que o ajudaram a conseguir espaço e reconhecimento. No final de 2007, após integrar um grande festival, o Paraíba Pop Star, foi convidado para trabalhar com gravações e produção vocal no Play Áudio Studio, em Imperatriz, o que abriu oportunidades em diversos outros estúdios da região.


No início de 2008 mudou-se para Açailândia-MA e conheceu Josué Sodré, baixista da banda Renove, que o convidou para participar da Banda Adonay, muito conhecida na região. Mais tarde, já no final daquele ano, ele passou a integrar a RE9, como é mais conhecida. O primeiro projeto em estúdio aconteceu em 2012, porém o auge do trabalho com a banda se deu nos anos de 2014 e 2015, com o sucesso dos singles Sou feliz, Vencedor e Tudo é seu. O carro-chefe do primeiro CD, chamado Decisão, e marcado por músicas dançantes, com traços do groove e influências do pop e soul, foi a canção Pai Nosso. Hoje, embora a RE9 ainda mantenha agendas de shows, não lançou mais trabalhos novos.


Inúmeras palestras e workshops abriram caminho para que Erik iniciasse sua trajetória como professor de técnica vocal, em 2010. Além de cantar, tornou-se educador musical e dividiu todas as experiências obtidas em cada curso de capacitação.


O primeiro projeto autoral, a música intitulada Entrego, surgiu como single em 2017, com a participação de Juninho Yokota e soma quase 7 mil visualizações no YouTube. A canção fala sobre o momento em que alguém entrega sua vida nas mãos de Deus: “Venho a Ti me entregar em Tuas mãos/pois já não sei como cuidar de mim”.


Em 2018, Erik Sousa abriu o espaço Central da Voz, escola voltada ao ensino de técnica vocal que atende um público variado, do meio gospel ou não, em toda a região Tocantina. Ele trabalhou por um período como professor de canto na Central da Voz, e lecionou musicalização infantil na escola Ebenezer, em Açailândia.


Em 2020, lançou um projeto solo, com três canções gravadas em Imperatriz: Te adoramos, que dá nome ao single, Mais de ti e Refaz. As três viraram clipes que somam hoje mais de 93 mil visualizações no YouTube e a primeira até ganhou uma versão no ritmo da pisadinha, feita por um fã.


Canções de Erik Sousa estimulam clima de paz (foto: Rafael Costa)


Atualmente Erik Sousa voltou a morar em Imperatriz e, além de cuidar da carreira de cantor e compositor, é coordenador do Núcleo de Arte e Cultura da universidade Ceuma. Ele deve se formar Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) no final de 2022. Nas horas vagas compõe, sempre acompanhado do teclado ou seu violão. O artista soma mais de 20 composições gravadas, sendo 12 canções em um CD e três singles com a RE9 e, como artista solo, oito músicas oficiais. O seu canal oficial no YouTube já agrega, atualmente, mais de 236 mil visualizações e cerca de 3,6 mil inscritos.


Alicerçado em uma vida de adoração, o músico tem propósitos e objetivos pautados pela religiosidade. “Quero transmitir uma mensagem de fé e esperança através de canções que semeiam a palavra de Deus aos corações, além de alcançar e transformar vidas por meio do evangelho genuíno de Cristo”, afirma.

Erik já vive da área musical e pretende continuar sempre envolvido com a música, tornando sua carreira nacional. “Tenho objetivo de me destacar entre os grandes cantores do cenário gospel e que as minhas canções alcancem o máximo de pessoas possível, sempre levando a palavra de Deus através da música”.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page