top of page

Um refrão inesquecível

“Tentei te esquecer” consagrou a carreira do compositor maranhense Cruz Gago


Michaell Sousa


“Tentei te esquecer...” é a deixa para o público responder em uníssono: “NÃO DEU!”. Tão simples quanto poderoso, esse refrão foi cantado por grandes nomes da música brasileira no início dos anos 2000. Tal simplicidade e força se refletia em seu compositor, José da Cruz Rodrigues de Araújo, o Victor Cruz, que por ser gago, ficou mais conhecido como Cruz Gago, ou ainda Cruzinha, para os mais íntimos.


Cruzinha se autointitulava um romântico apaixonado. (foto: divulgação)


No final de janeiro de 2021, Cruz Gago estava no estado no Pará, realizando shows. Ao retornar para João Lisboa (MA), no início de fevereiro, foi internado com suspeita de malária. Após exames, foi confirmado que o cantor estava com Covid-19. Seu quadro clínico se agravou rapidamente e foi necessário transferi-lo para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Imperatriz, pois seus pulmões já estavam mais de 50% comprometidos. Cruz Gago faleceu em 16 de fevereiro daquele ano, aos 50 anos.


O romântico apaixonado, como se autointitulava, colocava no papel seus versos de amor e desilusões, que ganhavam melodias e eram cantadas para amigos nas rodas de conversas na praça ou mesmo em casa. O talento com a voz e o violão era claro para quem o ouvia cantar.

Em 1996, ao escrever uma carta para uma ex-namorada, onde confessava que apesar de tentar, não conseguia a esquecer, Cruzinha deu vida a um dos maiores sucessos da música popular brasileira. Ao perceber que a carta dava música, não perdeu tempo e prontamente pegou seu violão. Algumas horas e muitos acordes depois, estava pronta a canção “Confissão”, que dois anos depois viraria “Tentei te Esquecer”, gravada pela dupla imperatrizense Jandel & Jordão, que rodava o Brasil.


No ano 2000, a composição de Cruz Gago já havia ganhado mais duas regravações; de Lairton e seus Teclados e da banda de forró Limão com Mel. Mas foi apenas em 2003, na voz da dupla sertaneja Matogrosso e Mathias, que a canção estourou no Brasil inteiro, ficando entre as músicas mais tocadas daquele ano. César Menotti e Fabiano, em 2005, e o cantor Leonardo, em 2006, consagraram de vez “Tentei te Esquecer” como um grande sucesso da música nacional.


Natural de Gonçalves Dias, no Maranhão, nasceu em 23 de setembro de 1970 e cresceu em João Lisboa, no mesmo estado, para onde se mudou quando tinha apenas cinco anos. Neto de repentista e filho de cantor, Cruz Gago desenvolveu desde cedo sua aptidão musical e, aos 18 anos, já era vocalista de uma banda composta com amigos. Quando cantava, Cruz não gaguejava.


Apesar do sucesso de “Tentei te esquecer”, pouca coisa mudou em sua carreira. Com o dinheiro obtido com os direitos autorais, Cruzinha conseguiu comprar alguns imóveis e um micro-ônibus, plotado com seu nome, que utilizou durante anos para fazer shows pela região, muitas vezes acompanhado de seus três filhos; Glória, Victor e Everest. Juntos, formavam “Victor Cruz e Banda”.


Em entrevista para o programa da TV Globo, Profissão Repórter, em 2007, Cruzinha exteriorizou a importância daquela conquista: “Esse aqui é o nosso transporte, nossa arma de ganhar um dinheiro na noite”. Neste ano, o programa televisivo promoveu o encontro do compositor com o cantor Leonardo. O artista foi pauta no programa também em 2016 e 2021.


Sua partida precoce deixou uma saudade imensurável e a certeza de que jamais tentaremos esquecer seu bom humor, generosidade e talento.


O artista em 2016, em uma das reportagens em que foi personagem no programa Profissão Repórter. (imagem: reprodução da reportagem televisiva)


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page